- 1 INTRODUÇÃO
A pressão em relação ao uso da informática se faz cada vez mais evidente em todas as áreas e isso não são diferente na educação.A todo o momento os professores sentem que quem não for capaz de usar a informática como instrumento no processo de ensino-aprendizagem estará fora de mercado de trabalho.
A multimídia, em especial, tem sido a grande promessa de uma revolução no ensino.Muito se fala a respeito disso, mas pouco se comprova em termos da eficácia desse instrumento em situações de ensino – aprendizagem.
O computador tem provocado uma revolução na educação por causa de sua capacidade de ensinar.As possibilidades de implantação de novas técnicas de ensino são praticamente ilimitadas e contamos hoje, como custo financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais demandas tanto por pais e por alunos.
O computador é e faz parte de nossas vidas e a escola deve saber lidar com essa tecnologia, muitas escolas introduzam o computador como disciplina curricular, dissociada de sua utilização em outras perspectivas e disciplinas.O computador hoje é um meio didático, o facilita mais o aprendizado do aluno.
Muitas pesquisas ainda precisam ser feitas em busca de novas informações a respeito da influência da informática na aprendizagem para que se possa, futuramente, explorar esse recurso da melhor maneira possível para fins educacionais.Contudo, uma idéia já é ponto tranqüilo entre as pessoas que lidam com a informática na educação, assim como qualquer outro instrumento que pode ser usado em situações de ensino – aprendizagem depende do uso que se faz dela.Com isso o computador tem provocado uma revolução na educação por causa de sua capacidade de ensinar.As possibilidades de implantação de novas técnicas de ensino são praticamente ilimitadas e contamos hoje, como custo financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais demandas tanto por pais e por alunos.
O computador é e faz parte de nossas vidas e a escola deve saber lidar com essa tecnologia, muitas escolas introduzam o computador como disciplina curricular, dissociada de sua utilização em outras perspectivas e disciplinas.O computador hoje é um meio didático, o facilita mais o aprendizado do aluno.
2. O PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA
A aprendizagem dar-se por meio de modificações duradoura do comportamento ou através de treinos e experiências.Aprendemos ter atitude em relação a nós mesmas aprendemos a ser o tipo de pessoa que realmente seremos.
A aprendizagem não se transmite por hereditariedade mais sem por um processo gradual, aprendemos aos poucos e cada um no seu próprio rítimo e meio que vive assim o professor tem que saber lidar com os limites que cada criança tem e trabalhar com as dificuldades dos mesmos por que nós aprendemos sempre diante das dificuldades.
O uso da tecnologia na escola é de suma importância, pois a mesma traz inúmeras descobertas para a aprendizagem do aluno e do professor.Parece haver um consenso, mesmo que intuitivo, no que diz respeito á idéia de que a Internet traz bons resultados na aquisição de novas informações, traz também maus resultados.
Explorar bem o imenso material da potencia de novas tecnologias nas situações de ensino – aprendizagem pode trazer contribuições tanto para os alunos como para professores: para alunos; recursos que estimulam os estudantes a desenvolver habilidades intelectuais, muitos mostram mais interesse em aprender a se concentrar mais, para professor; o mesmo começa a ver o conhecimento cada vez mais como um processo contínuo de aprendizagem, possibilita a rever os caminhos de aprendizagem percorridos pelos alunos.
Não existe consenso a respeito das vantagens e desvantagens do uso individual ou em grupo de programas educacionais em tecnologia.
3.ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA E NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
3.1 Informática na Escola –papel e procedimento da gestão
A informática hoje é imprescindível nas escolas, pois o mesmo pode ser um espaço de inovação de novos caminhos, para os avanços tecnológicos. Os professores, alunos e administradores podem avançar muito mais em organizar as aulas mais dinâmicas e ao mesmo tempo educativas, pois a rotina e uma arma letal para a aprendizagem.
São muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensina, a chegada da Internet e dos programas que gerenciam grupos veio para dar uma melhoria para as escolas e para as empresas.
A informática irá facilitar a administração escolar, pois a mesma terá mais acesso a tecnologia e agilidade também o trabalho da administração como: matrículas, lançamento de notas, certificados, entre outros.
Na parte pedagógica servirá para dar uma melhorada nas aulas, usando um sistema educativo os mesmos poderão ser bem atrativos, só para que isso acontecer é preciso que a escola garanta o acesso a todos.
3.2 Informática na sala de aula – uso pessoal e didático pelo professor
PROFORMAÇÃO: é um curso á distância para professores que,não tem formação específica,e encontram-se lecionando nas quatro séries iniciais,classes de alfabetização entre outras,na rede pública de ensino.O proformação também participa de projetos de cooperação Técnica Internacional para compartilhar a experiência adquirida pela SEED- Secretaria de educação a Distância de professores em exercício.
PRÓ-LICENCIATURA: tem por objetivo a oferta de vagas para corsos de licenciatura,na modalidade a distância ,nas áreas de maior carência de professores para a educação básica por meio de assistência financeira a Instituição de Ensino Superior públicas.
DVD ESCOLA: O Projeto sinaliza, também, o compromisso com a atualização tecnológica e democratização da TV Escola, uma vez que o acervo e os modernos aparelhos de DVD alcançarão escolas públicas ainda não atendidas.
MUILTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO: ajuda os professores a utilizar as mídias na educação é um programa a distância, com o objetivo de proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impressos – de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, aos profissionais de educação, contribuindo para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias.
3.3 Internet como recurso didático-metodológico: Novos desafios na educação: A Internet na educação presencial e virtual
A Internet vem chegando com tantas novas tecnologias e novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino aprendizagem.E com isso cresce cada vez, mas as oportunidades de professores e alunos a se qualificarem, a Internet pode ajudar os educandos mesmo a prepararem suas aulas e ajuda a ampliar o processo de avaliação e de comunicação entre os colegas.
Com a expansão da Internet facilitou a educação ficou bem mais ampla pois já existe cursos a distância e virtual,daqui á algum tempo falar de educação á distância e virtual,não vai ter tanto sentido,pois em alguns cursos predominará o presencial,mas em outro o virtual.Contudo ficará mais fácil fazer cursos superiores em vários lugares tanto aqui ou em outro qualquer lugar.
O conceito de aula está mudando essas mudanças serão muitos significativas,nós temos que pensar sobre como dar aula.O professor que têm uma atitude de equilíbrio e que inspira confiança,ajuda muitos os alunos a evoluir no processo de aprendizagem,educar também é aprender a gerenciar valores,pois não basta só informação e conhecimento.
3.3.1 Análise de sites que fornecem conteúdos e recursos didáticos
O portal do redescola (www.redescola.com.br) é bem interessante pois tem grande diversidade de link que se pode entrar,para o aperfeiçoamento profissional,tem também cursos com certificados,enquetes sobre o que o governo do Brasil deve priorizar dentre outros.
O site de projetos (www.sitededicas.uol.com.br/projetos.htm) tem muitos links interessantes pois tem vários projetos que pode ser usados na educação infantil,os mesmos pode ser feitos de vários modos,o professor terá que explorar a sua imaginação.
O seite da Nestlé (www.nestle.com.br/maisdivertido/) é bem legal pois tem várias brincadeiras que pode ser baixadas,jogos,receitas que podem ser imprimidas,e o mais legal é que tudo isso pode ser feito de modo educativo.
4. CONCLUSÃO
Ao descobrir a tecnologia desperta a curiosidade em algumas pessoas sobre esta realidade que é tão presente em nossas vidas e um ou futuro educador deve sempre está bem atento às tecnologias que estão vindo inclusive à era da internet,pois a mesma como vimos nos trás bastante novidades,para a nossa sala de aula .
Nessa perspectiva pude perceber que trabalhar informática na educação trouxe uma nova concepção de aprendizagem quantos futuros educadores. Percebi também que o educador deve procurar usar essa ferramenta tecnológica a seu favor.
domingo, 30 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ok! Késia.
Seu blog está ok, o material postado está interessante.
Sugiro apenas que atente para a coesão do texto como um todo e dos tópicos. Por exemplo, se vc fizesse um parágrafo introdutório no ítem 3.2 ficaria joia.
Sucesso!
Postar um comentário